DESENHOS
O gesto e o tempo - exposição Palácio do Café, 1997
O gesto e o tempo



Apresento em torno de 270 desenhos realizados a partir de imagens de vídeo, gravadas por mim ou pelo artista plástico José Gomes durante as Semanas de Arte e Folclore de Santa Tereza (1996 e 1997), e o Festival de Verão de nova Almeida (1997).
A produção apresentada, embora individual, re-significa leitura de textos alheios que me percorreram através das fibras musculares, dos neurônios, da química corporal/cerebral, orientando o foco do meu olhar. Minha mão fala uma linguagem coletiva. Daí talvez a escolha dos eventos gravados.
Ao produzir imagens/desenhos busquei o gesto, o movimento: o tempo.
Tempo que nos é apresentado na memória da seqüência de momentos vividos e reatualizados em gestos.
Olho os gestos como reminiscências do que foi e a expressão da memória guardada no corpo. Busco sua arqueologia repartindo-o no tempo, através das pausas no vídeo.
Por outro lado procuro o todo da imagem, sem destacar um fundo e uma figura: jogo de luz e não luz: a composição ótica que nos chega aos olhos.
Isto não exclui o desejo, aparentemente contrário, de ressaltar no conjunto da composição um continente, um corpo, uma expressão, sem perder sua porosa relação com a realidade circundante.
Em paralelo divirto-me com a descoberta das possibilidades do desenho, da linha, do movimento e do preenchimento de grandes áreas.
Deixo às claras o percurso intuitivo da construção de cada momento de trabalho.
O primeiro desenho apresentado na exposição é um divisor de águas. Fruto de momento anterior, quando buscava em filmes imagens que me configurassem sensações vivenciadas, que não conseguia expressar por palavras. Talvez com isto queira me dizer que a produção visual traz à tona múltiplas questões.
É preciso o prazer do olhar presente no desconhecido: o de dentro e o de fora.
Palácio do Café, Vitória, 1997



Nenhum comentário:

Postar um comentário