A produção de gravuras em metal foi um acontecimento circunstancial decorrente de uma identificação perfomática com a técnica.
As várias etapas necessárias para a constituição de imagens em gravura permitem uma imersão nas sensações que o processo criativo instaura. O surgimento paulatino da composição dilata o tempo em que acionamos a intuição e prolonga o prazer de um estado experimentado quase como uma levitação.
A criação de um clima propenso à criação na sala das aulas de gravura da UFES pela professora Maria das Graças Rangel nos anos 90 favoreceu a produção dos alunos identificados com a técnica e culminou com a criação do Grupo Varal de Gravura.
Quando as técnicas do metal começaram a serem sentidas como um entrave a um gestual mais livre iniciei uma série de experiências que me permitissem numa expressão mais livre.
Experiência 1
Passei a coletar latas e usá-las como placas prontas, ou usei-as compondo com alguma outra imagem produzida tradicionalmente.
Experiência 2
Posteriormente amassei placas finas de cobre para obter formatos e texturas desejadas.
Experiência 3 e 4
Desenhei sobre a placa preparada com breu para banho em ácido (água tinta) e isolei com verniz o restante da área.
Posteriormente radicalizei desenhando com lápis pastel oleoso sobre a placa preparada com breu, levada diretamente ao ácido, obtendo um resultado direto, sem artifícios para se assemelharem aos parâmetros dos desenhos com creiom.
Posteriormente radicalizei desenhando com lápis pastel oleoso sobre a placa preparada com breu, levada diretamente ao ácido, obtendo um resultado direto, sem artifícios para se assemelharem aos parâmetros dos desenhos com creiom.
aaa
aa
Gravuras a partir do filme "Os amantes da ponte Neuf", direção de Leos Carax
1996, 40 x 56 cm
aaa
Experiência 5
Desenhei de observação com ponta seca diretamente sobre a placa.
aaa
Experiência 6 - desafios para criar imagens de Artaud
Para criar imagens para a exposição "Retratos de Antonin Artaud", busquei um método que fosse condizente com o teatro da crueldade. Cobri uma placa de cobre com plástico adesivo contact, desenhei com um estilete o perfil de Antonin e coloquei a placa ainda coberta com o contact no ácido por várias semanas, até corroer a área exposta pela incisão do estilete. Imprimi utilizando como tinta o azinhavre que se formou, utilizando papel umedecido com água misturada com algumas gotas de cola.
Desenhei de observação com ponta seca diretamente sobre a placa.
aaa
Experiência 6 - desafios para criar imagens de Artaud
Para criar imagens para a exposição "Retratos de Antonin Artaud", busquei um método que fosse condizente com o teatro da crueldade. Cobri uma placa de cobre com plástico adesivo contact, desenhei com um estilete o perfil de Antonin e coloquei a placa ainda coberta com o contact no ácido por várias semanas, até corroer a área exposta pela incisão do estilete. Imprimi utilizando como tinta o azinhavre que se formou, utilizando papel umedecido com água misturada com algumas gotas de cola.
Busquei, assim, acentuar o gesto e registrar o tempo através da ação do ácido sobre a placa.
Também utilizei para uma das impressões papel pintado com barro.
aaa a
1996, 29 x 39 cm e 29 x 39 cm
aaaa
29 x 39 cm e 56 x 40 cm
aaa a
1996, 29 x 39 cm e 29 x 39 cm
aaaa
29 x 39 cm e 56 x 40 cm
A ruptura
Para a mesma exposição realizei outra gravura com as técnicas tradicionais. Ao terminá-la, a insastifação com o resultado realista levou-me a grafitar sobre sua impressão um desenho a partir do filme "Os amantes da ponte Neuf".
Desenho sobre gravuraDesnudo o mito resta o corpo grito, 1996, 40 x 56 cm
Exposição Os rostos de Antonin Artaud, 1996
Nesta atitude de sobreposição de técnicas descobri que buscava na gravura uma liberdade já encontrada no desenho.
Estou amando conhecer sua arte e processos!!! Nos conhecemos alguns dias atrás, em Ubatuba. Estava com a Bi. Beijos
ResponderExcluir